PÁGINA DA NOTÍCIA

Obras em condomínios

Obras em Condomínios e seus procedimentos!

26/07/2022

É muito importante observar o cuidado com o procedimento para aprovação de obras no condomínio, geralmente o regimento traz orientações e a maioria dos empreendimentos tem procedimentos bem definidos para evitar o desgaste e desorganização em sua obra.

Observe alguns cuidados para o bom planejamento da obra em condomínio:

1. FAÇA O PEDIDO DE ANÁLISE E LIBERAÇÃO DA SUA OBRA

Envie através de mensagem no aplicativo do condomínio ou pelo e-mail da administração o pedido de autorização para sua obra.

O síndico por obrigação legal precisa analisar o pedido e os documentos da obra que pretende fazer, mas, só poderá autorizar depois de saber o que será feito e quais os documentos serão necessários para ter em arquivo e essa conclusão vem a partir do pedido de obra.

2. DOSSIÊ DE DOCUMENTOS QUE SERÃO EXIGIDOS PARA QUE A OBRA SEJA AUTORIZADA

Em geral para a aprovação de qualquer tipo de obra, serão solicitados o cronograma da obra (prazo de execução) a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) e as vezes os dois, o projeto elaborado para as alterações e os documentos complementares que garanta que a obra não vai trazer risco a estrutura da edificação ou aos envolvidos.

Lembre-se que qualquer alteração de parede, de piso, de ponto elétrico, ponto hidráulico mexe em alvenaria ou adiciona material, carga ou peso e isso precisa ter acompanhamento técnico de profissional ou da empresa que executará.

3. AUTORIZAÇÃO DA OBRA

Após a análise da documentação enviada o síndico retornará ao condômino requisitante pelo canal que ele abriu o pedido informando se todos os pontos foram vencidos ou se será necessário mais detalhamento.

4. AGENDAMENTO DA OBRA

Depois de tudo analisado e autorizado a obra já com os documentos vistos, o condômino ainda precisa observar se há a necessidade de reservar o elevador para a Subida de Materiais para obra e claro deve observar o descarte do entulho que é de inteira responsabilidade da unidade.

É muito importante saber que embora pareça simples, a obra nunca é simples pois envolve materiais, pessoas, limpeza, água, elevadores, a portaria, o zelador, o condômino, os prestadores de serviços e a responsabilidade de todos e mesmo que pareça simples para uma unidade, amplifique isso para muitas unidades ao mesmo tempo quando o condomínio é novo.

Os procedimentos para obras em edificações coletivas é previsto na Norma Técnica da ABNT 16.280.

Evite o desgaste, obras causam incomodo aos vizinhos e muita sujeira. Seja cuidadoso (a) com a sua.

Compartilhe:

O QUE VOCÊ QUER BUSCAR?
QUER FALAR CONOSCO?
 Chamar no Whats