PÁGINA DA NOTÍCIA

Óleo de Cozinha

A Destinação correta do Óleo de Cozinha!!!

20/06/2022

A DESTINAÇÃO CORRETA DO ÓLEO DE COZINHA!!!

O que você faz com o óleo de cozinha que utiliza em casa?

Mesmo que você utilize pouco óleo, azeite e gordura em casa, é melhor não depositar no ralo da cozinha porque ao fazer isso você acaba trazendo prejuízo ao condomínio e lógico que este prejuízo vai sair do seu bolso e pode sair bem caro em caso de entupimento das tubulações pois o hidrojateamento que é o serviço feito pelas desentupidoras para desobstrução, é cobrado por metro linear (metro corrido) além das caixas de gordura, ou em alguns casos as fossas, terem que ser sugadas pelo caminhão da empresa.

´´Serviço caro`` não é força de expressão porque quanto maior a emergência maior o custo do serviço e o síndico ou dono da casa é obrigado a fazer devido ao entupimento.

Se o entupimento não acontecer, que no inverno o risco fica maior porque a gordura endurece e vira uma rocha de tão solidificado que o resíduo acaba ficando, há a questão ambiental da poluição das águas, riachos e rios que sempre tem.

O óleo é um resíduo e precisa ser tratado como tal e como vimos no artigo anterior deste blog, rejeito e resíduos não precisam ser sinônimos, rejeito se joga no lixo e resíduo não necessariamente.

Hoje existem inúmeras empresas que coletam o óleo de cozinha nos condomínios e algumas pagam por isso inclusive.

O ideal é ter um recipiente com tampa para você acumular o óleo em casa e os adeptos do churrasco podem ainda utilizar para acender o fogo da churrasqueira o que não deixa de ser uma boa destinação. Mas cuidado, o excesso de óleo no carvão faz uma fumaceira danada e o churrasco pode se tornar um pesadelo se começar a esfumaçar a sua casa, apartamento e os vizinhos também não vão gostar.

O condomínio através do síndico pode fazer um convênio com empresas que coletam o óleo, algumas chegam a fornecer tambores para ser depositado.

Outra ação bacana é pegar aqueles tamborzinhos do produto de limpeza que o condomínio utiliza para limpeza das áreas comuns e fornecer ao morador estimulando a coleta e a destinação correta e quem sabe a comunidade condominial pode gerar uma renda extra por este descarte e se não gerar, no mínimo vai reduzir o risco do prejuízo com este material na tubulação, e, se não for possível porque na sua região as empresas não coletam, o que é difícil, os ´´catadores`` de material reciclado também podem coletar este óleo, alguns fazem sabão dele.

Existem inúmeras formas de não deixar que este resíduo não gere prejuízo financeiro ou ambiental, basta um pouquinho de organização e boa vontade.

Se você é morador (a), faça em casa e pergunte ao síndico se o condomínio tem coleta organizada que faz a destinação correta e se você é síndico (a) e ainda não tem este tipo de iniciativa, dê um passinho a mais, peça ajuda para sua administradora e procure como fazer, isso nem é diferencial é obrigação.

Boa semana, boa coleta e boa iniciativa ambientalmente correta.

Compartilhe:

O QUE VOCÊ QUER BUSCAR?
QUER FALAR CONOSCO?
 Chamar no Whats