PÁGINA DA NOTÍCIA

Reciclagem em condomínios e o papel social do morador

Catadores de Recicláveis e o papel social do condomínio!!!

22/06/2022

Olha só que legal!!!

Nos pediram mais conteúdo e mais textos orientativos sobre a reciclagem e a separação de resíduos no condomínio e enquanto montamos algo para atender este pedido especial, repostamos o artigo de junho de 2020 com a histórinha do seu Geraldo sobre o lado social e humano que envolve o descarte de resíduos dentro de um condomínio e o impacto que tem nas pessoas que vivem daquilo que chamamos de lixo.

Boa leitura!!!

--------------------------------------------------------------------

Era 5 horas da manhã quando seu Geraldo saiu do condomínio.

Cumpria o ritual de sempre, mas agora com mais cuidado devido a Pandemia.

Saia cedo a caminho da casa dos seus pais e mesmo tentando manter o distanciamento, levava sempre algo pra que tivessem um motivo pra se verem mesmo que com 2 metros de distância como determina as orientações sanitárias.

Mas que, naquele dia em especial, despertou em seu Geraldo um interesse maior pela questão da separação do ´´lixo`` em seu condomínio. Viu que naquela madrugada uma família toda que estava ao redor dos containers de lixo e material reciclável procurando o que levariam dali que tivesse valor para seu sustento.

Foi... seguiu para seu compromisso mas levou consigo o pensamento de como ele e a lei e o condomínio poderiam ajudar aquelas pessoas.

Sabia da lei e foi um dos entusiastas quando da sua publicação, pois acredita que ajudaria cidades, empresas e até alcançaria os mais necessitados como os catadores, a lei 12.305/ 2010, a PNRS, ou a Lei Nacional de Resíduos Sólidos.

Fez tudo certo na época pois em outro tempo já tinha sido síndico do seu condomínio e produziu plaquinhas, fez comunicados, separou os containers, treinou os funcionários para que pudessem fazer e fiscalizar a separação dos resíduos da área comum e colocou lixeiras identificadas pra educar o morador.

Mas faltava alguma coisa... Por que o morador não faz? Perguntava-se inconformado.

Seu Geraldo pensou também na família de catadores, duas crianças estavam com os pais ali na madrugada e a simplicidade da mascarazinha de proteção das crianças deixou-lhe o coração apertado e um nó na garganta.

Acabou que outros pensamentos vieram durante o trajeto e lhe aliviaram a sensibilidade aflorada e liberada na cena que viu da família de catadores, mas levou consigo um sentimento desconfortável pois sabia que algo mais teria que ser feito.

Traçou um plano simples de ver e conhecer quem são os catadores ao entorno do condomínio e entender um pouco mais do valor dos materiais que coletam.

Pensou com ele, - em tempos de Pandemia as pessoas estão mais sensíveis e devem responder bem, vou informar quem são os catadores e o que eles precisam de material e aproveitamos pra ajudar com donativos coletados entre nós moradores. Quem sabe.

E concluiu sozinho no íntimo de seu pensamento: - é um começo!!!!

https://www.instagram.com/p/CBxcPfsAyFh/?utm_source=ig_web_copy_link

#ajudeaopróximo
#catadores
#materialreciclado♻
#conscienciaambiental
#condomínio
#síndicos
#administradoracondomínios
#condominiosustentável
#sustentabilidade♻️

Compartilhe:

O QUE VOCÊ QUER BUSCAR?
QUER FALAR CONOSCO?
 Chamar no Whats